O Cartão SUS é um documento muito importante para quem é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), ele tornou-se obrigatório também para quem tem convênio médico ou plano de saúde, já que o número do documento passou a ser solicitado pelas empresas de saúde. No Estado de São Paulo o documento hoje é considerado como obrigatório para receber atendimento (exceto urgências). Neste artigo ensinaremos como tirar pela internet a segunda via do CNS (Cartão Nacional de Saúde).
Para emitir a segunda via do Cartão SUS online é necessário que a pessoa já tenha feito o cartão em uma unidade básica de saúde. Pois, via internet, apenas a segunda é emitida pelo Ministério da Saúde.
Há, basicamente, dois tipos de pesquisa:
- Pesquisa pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) do paciente;
- Pesquisa pelo nome completo e data de nascimento;
Caso seja localizado cadastro no Cartão Nacional de Saúde (CNS), o número será apresentado, você também poderá imprimir a página onde consta o número do documento. Diferentemente de outros documentos, não se exige um documento impresso, você precisará apenas do número do Cartão do SUS.
COMO TIRAR A SEGUNDA VIA DO NÚMERO DO CARTÃO SUS
A consulta e, consequentemente, a emissão da 2ª via do número do Cartão do SUS pode ser feita através do site Portal do Cidadão do Ministério da Saúde, lá basta selecionar o tipo de consulta que deseja efetuar e, posteriormente, preencher um formulário para que seja consultada à Base Nacional do Ministério da Saúde. As opções de consultas são:
- 1 – Pelo CNS (Cartão Nacional de Saúde), CPF ou DNV;
- 2 – Consulta por nome completo, data de nascimento, município de nascimento e nome da mãe;
Caso, eventualmente, seja localizado um Cartão SUS em seu nome, ele será apresentado e poderá ser anotado ou impresso via internet (apenas o número na tela de confirmação).
Por questões de segurança só é permitido um cartão do SUS por CPF. O CNS é um banco de dados onde são levantadas informações do paciente e dos procedimentos realizados pelo SUS (sistema público de saúde), tal banco de dados também pode informar doenças do paciente, procedimentos realizados, medicamentos, consultas realizadas e CRM dos médicos que realizaram atendimento ao paciente.