Consumidor.Gov.Br é tão eficiente quanto o PROCON de São Paulo, milhares de casos são solucionados todos os dias. E melhor, sem que o consumidor tenha que comparecer em um posto de atendimento.
Muitos consumidores deixam de registrar uma queixa contra empresas no Procon e outras entidades de proteção ao consumidor por falta de tempo. O que poucos sabem é que já é possível resolver conflitos através da internet e com alto índice de solução. O site Consumidor.Gov.Br foi criado pelo Ministério da Justiça, Secretária Nacional do Consumidor e Procon’s de todo o país, por meio dele é possível solucionar problemas com empresas que estão, previamente, cadastradas para atender através do serviço.
Infelizmente o Consumidor.gov.br não aceita todos os tipos de reclamações. Para que uma demanda seja registrada é necessário que a empresa reclamada esteja presente no site, do contrário não é possível fazer o registro. Felizmente a maioria das grandes empresas já estão presentes na ferramenta de intermediação de reclamação e defesa do consumidor.
COMO REGISTRAR UMA RECLAMAÇÃO PELA INTERNET
O procedimento é simples, seguro e totalmente gratuito. Acesse o site www.consumidor.gov.br, verifique se a empresa reclamada está cadastrada no serviço, caso positivo basta efetuar o cadastro e, posteriormente, detalhar a reclamação.
Após o registro a empresa reclamada terá o prazo de até 10 dias para analisar a responder a reclamação. Após ter o problema analisado o consumidor pode avaliar o atendimento e o grau de satisfação com a empresa.
Após o fechamento da reclamação o cidadão tem 20 dias para avaliar e comentar a reclamação.
Resumindo:
- Acesse o site Consumidor.Gov.Br
- Veja se a empresa a ser reclamada pois cadastro no site
- Caso positivo, faça seu cadastro e registre a queixa.
- A empresa terá até 10 dias para responder a sua reclamação
- Após o fechamento da reclamação o consumidor tem 20 dias para comentar e avaliar a solução adotada pela empresa
Outra boa notícia é que o site Consumidor conta com um APP para Android e IOS (iPhone), por meio dele é possível gerir e registrar novas reclamações.