Descobrir em qual município e unidade básica de saúde uma pessoa está cadastrada é o primeiro passo para descobrir o paradeiro de uma pessoa, pesquisa pode ser feita através do nome completo, confira.
Caso precise descobrir o número do Cartão SUS de uma pessoa, saiba que a pesquisa já está disponível pela internet, basta ter em mãos o nome completo e a data de nascimento; se preferir a consulta também pode ser realizada através do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), sem burocracia e de graça. O número do documento passou a ser exigido pelos planos de saúde, pois eles precisam reembolsar o Sistema Único de Saúde (SUS), caso os seus pacientes sejam atendidos no sistema público.
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é feito em unidades básicas de saúde no município de residência do paciente.
A pesquisa é pública e, portanto, pode ser feita por qualquer pessoa. Para realizar a consulta pelo nome completo é necessário ter em mãos o nome completo (sem abreviação), nome da mãe, data de nascimento e o município de nascimento. A consulta pelo CPF (Cadastro Pessoa Física) solicita menos informações, pois o documento é único, na consulta pelo nome pode haver outra pessoa com o mesmo nome, daí a importância de fornecer informações complementares.
COMO PESQUISAR O NÚMERO DO CARTÃO SUS
A ferramenta de consulta está disponível no Portal do Cidadão do Ministério da Saúde, basta, na tela principal, selecionar uma opção de consulta:
- Pelo número do CNS (Cartão Nacional de Saúde), CPF ou DNV;
- Consulta pelo nome completo, data de nascimento, município de nascimento e nome da mãe;
Caso seja localizado um Cartão SUS no nome da pessoa ele será apresentado. Caso queira ter acesso ao endereço, unidade de saúde, etc, será necessário procurar a Secretaria de Saúde do município, mas, já adianto, não é fácil conseguir essas informações, em alguns casos é preciso entrar com um processo na justiça.
A pesquisa pelo Cartão Nacional de Saúde (CNS) pode ser a forma mais rápida e eficaz para localizar um paradeiro de uma pessoa, pois, hoje em dia, quase todo mundo tem o Cartão do SUS. Mesmo as pessoas que possuem planos de saúde são obrigadas a se inscrever no CNS. Várias pessoas desaparecidas já foram localizadas graças a essas informações.