Nesta sexta-feira (13) a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo emitiu um alerta aos consumidores que participam do Nota Fiscal Paulista: golpistas estão usando aplicativos não-oficiais do NFP e abrindo contas bancárias pela internet no nome dos contribuintes para roubar os créditos acumulados no Nota Fiscal Paulista.
Em 2016 a Sefaz não teve nenhuma queixa do tipo. Mas, nesta semana já foram seis queixas. O órgão afirmou ainda que não reembolsará os consumidores que estão usando a senha do Nota Paulista que estão usando aplicativos de celular de terceiros (não-oficiais), pois isso coloca em risco a segurança da conta. Pode até ser que alguém programador tenha criado um APP do Nota Paulista com boa intenção, mas, infelizmente, existe muita gente mal-intencionada nas lojas de aplicativos, basta ver a quantidade de aplicativos não-oficiais do programa, muitos recém-lançados.
Os clientes que tiveram contas bancárias abertas indevidamente em seu nome devem procurar a instituição financeira para pedir o dinheiro de volta, pois a Secretaria da Fazenda nada pode fazer.
Infelizmente vários bancos estão abrindo contas bancárias via internet sem tomar o devido cuidado, como mostrou o blog Conta-Corrente que, segunda a matéria, abre contas sem pedir documentos, basta que o interessado preencha um formulário no aplicativo para IOS e Android. Infelizmente esse tipo de negligência acaba prejudicando os contribuintes e, ao mesmo tempo, a imagem do programa.
Para evitar o uso de aplicativos não-oficiais a Secretaria da Fazenda disse que até o final do mês de Fevereiro será lançado um aplicativo oficial do programa Nota Fiscal Paulista para Android e IOS (iPhone).
Dicas de segurança:
- Jamais compartilhe a senha do NFP;
- Não use aplicativos não-oficiais;
- Acompanhe seu CPF através de alertas fornecidos pela Boa Vista, Serasa e SCPF, assim, descubra se alguém tentar abrir uma conta bancária em seu nome;
- Troque periodicamente a senha;
- Não clique em e-mails com links suspeitos;
- A Sefaz não envia e-mails com links para download;
- Tenha um antivírus instalado no seu computador;
- Use um navegar atualizado;
- Evite usar senha fáceis (data de nascimento, por exemplo);
- Não sai por aí informando o número de seus documentos, só informe para pessoas e empresas confiáveis;